top of page
Buscar
  • Foto do escritorANNO ARQUITETURA

Vale a pena comprar um apartamento garden?

Está pensando em alugar ou comprar um apartamento garden? Listamos aqui algumas vantagens e desvantagens desse tipo de apartamento.


Quem não deseja morar em um condomínio seguro, com um lazer maravilhoso e ainda assim tendo seu próprio jardim? O que, a princípio, parece uma escolha óbvia, pode ter algumas desvantagens ocultas.


O que é o apartamento Garden?


O apartamento garden nada mais é que um artifício utilizado pelas construtoras para valorizar a unidade mais barata de seu empreendimento: o apartamento do primeiro andar. Para torná-lo mais atrativo para o mercado, as construtoras expandiram a unidade do primeiro andar, criando uma área descoberta privativa que pode ser utilizada como um jardim , terraço e, dependendo do empreendimento, pode contar até mesmo com uma piscina privativa.


Preço e metragem


A unidade térrea costuma ter um valor por m² menor em relação às unidades mais altas. Além disso, ela costuma ser maior do que as demais unidades. Mas isso nem sempre é vantajoso. Vale lembrar que a maioria dos apartamentos garden são entregues com o pátio descoberto e, somente depois da convenção do edifício é que você poderá saber se será possível colocar algum tipo de cobertura nessa área. Assim, se o que você deseja é realmente ter um jardim ou uma área externa no seu apartamento, o apartamento garden é a opção ideal.


Privacidade e Segurança


Um dos pontos negativos do apartamento baixo é justamente a falta de privacidade. Morar em andares baixos pode significar que seu apartamento vai ser visível para transeuntes ou até mesmo para funcionários e moradores que circulem pelo térreo. É importante verificar onde estão as áreas comuns do prédio (churrasqueira, salão de festas, academia, lavanderia, piscina, administração). Se elas estiverem no mesmo andar do apartamento garden, significa que por ali haverá uma circulação constante de pessoas, o que pode resultar em menor privacidade e mais barulho para seu apartamento.


Área externa do apartamento garden adjacente à fachada do prédio.

Além disso, na grande maioria dos apartamentos garden, o pátio do apartamento fica colado à lateral do prédio. Ou seja, seus vizinhos dos apartamentos de cima conseguem ver todo o seu pátio, o que contribui para a falta de privacidade. Mas esse não é o maior problema. A maior causa de reclamações de moradores de apartamentos garden é arremesso de objetos dos apartamentos superiores. O perigo é que isso pode ocasionar pequenos incêndios quando bitucas de cigarro caem em cima de móveis ou objetos pesados atingem algum morador.


Vista


O apartamento garden pode não ter vista para o entorno. Muitos apartamentos garden são contornados por muros. Então, caso a vista seja importante para você, não esqueça de perguntar e, se possível, observar a vista do apartamento.


Hidráulica


O apartamento garden sofre do mesmo problema dos apartamentos de primeiro andar. Caso haja algum problema na tubulação de esgoto do prédio, o escape se dará no primeiro andar. Por que isso ocorre? O prédio possui prumadas de esgoto, isso é, tubulações verticais de esgoto que atendem todos os andares do prédio. Cada apartamento despeja seu esgoto nessa prumada. Quando essa tubulação vertical chega no térreo, ela vira uma tubulação inclinada horizontalmente, e, nesse momento, as chances de haver um entupimento são maiores, pois a atuação da gravidade é menor. Se houver um bloqueio nessa tubulação de esgoto, ele procurará outro lugar por onde escoar e o primeiro lugar que encontrará é o primeiro andar. Por isso, é comum ouvir relatos de pessoas que tiveram refluxo de esgoto em seu apartamento de primeiro andar.



Conclusão


De posse dessas informações, você já pode decidir se o apartamento garden é o apartamento ideal para você. Apesar de ter algumas desvantagens, ele pode ser uma opção interessante caso você tenha filhos ou pets e necessite de uma área privativa externa para eles brincarem. Ainda está em dúvida? Marque uma reunião com nosso escritório para que possamos auxiliá-lo no projeto de seu apartamento.






4.211 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page